quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Termite

Thermite mix.jpg
Uma reação termite (termita ou, como é mais conhecida nos meios técnicos, thermite) é um tipo de reação aluminotérmica em que o metal alumínio é oxidado pelo óxido de outro metal - geralmente, óxido de ferro. O nome termite é também usado para a mistura destas duas substâncias reagentes.Uma reação desse tipo é de tal forma exotérmica que a sua temperatura chega a ultrapassar os 3500°C, o que pode chegar a derreter tungstênio - o que faz com que seja por vezes, erroneamente, considerado um explosivo. Os produtos da reação, além do calor produzido, são o óxido de alumínio, além dos metais na sua forma pura, misturados. A termite foi inventada em 1893 e patenteada em 1895 pelo químico alemão Dr. Hans Goldschmidt, pelo que a reação é, por vezes designada como "Reação de Goldschmidt" ou "processo de Goldschmidt".

Como fazer a termite em casa ou em laboratório :
A termite é constituída basicamente de óxido férrico (Fe2O3) mais alumínio em pó.
Materiais necessários :
-NaOH(soda cáustica) : tem em mercados
-Cloreto férrico(FeCl3) ou usado erradamente "percloreto férrico" : pode-se obter em lojas de componentes eletrônicos para a corrosão de placas para confecção de circuitos eletrônicos.
-Filtro de papel : pode ser aquele para coar café.
-2 Recipientes de vidro.
-Alumínio em pó : vou ensinar logo abaixo como se fazer, mais se você comprar ele pronto é melhor.

Para se fazer 
Fe2O3 quase que puro se baseia-se na equação abaixo :
FeCl3 + 3NaOH --> Fe(OH)3 + 3NaCl .
Eu utilizei estequiometricamente calculado 50 gramas de FeCl3 , 37 gramas de NaOH para formar 
33 gramas de Fe2O3 .
Coloque os 50 gramas de FeCl3 em 100 ml de água em um recipiente de vidro. Depois em outro recipiente de vidro coloque 37 gramas de NaOH em 100 ml de água também. Depois de preparar as soluções, 
junte-as em um só recipiente de vidro. Coloque em um ambiente aberto e deixe por um dia reagindo. Após esperar um dia, despeje a solução resultante no filtro. O sólido que depositou-se no filtro é o Fe(OH)3. Deixe secar no sol o filtro com o sólido. Logo, retire o sólido do filtro e coloque em uma panela(lembrando que essa panela não pode ser de alumínio e não poderá ser mais usada). Esquente a panela com o sólido ,sempre mexendo com uma colher o sólido, durante uns 10 minutos. Após isso você terá o Fe2O3 .

Para se fazer o alumínio em pó, pegue aqueles lacres de latinha de cerveja e raspe em uma lima em cima de um papel sulfite dobrado ao meio para poder despejar em um recipiente. Depois de depositar um volume de 2/3 do volume do Fe
2O3 fabricado, misture o alumínio em pó junto ao Fe2O3 e está pronto .
Ignição da termite : 
Reações thermite normais precisam de temperaturas muito elevadas para iniciar. Essas temperaturas não podem ser alcançadas utilizando disparadores de pólvora negra, hastes de nitrocelulose, detonadores, ou outras substâncias ignitivas comuns. Mesmo quando a thermite já está quente o suficiente para brilhar com cor vermelha, ela só vai iniciar a reação quando o calor estiver com cor branca ou próximo dessa cor. É possível iniciar a reação com uma tocha de propano bem construída, mas esse meio não é recomendável por razões de segurança.
Então se você não tiver um maçarico em casa, pegue um fio de cobre meio grosso e desencape. Vai ter vários outros fiozinhos, então pegue um desses fiozinhos e ligue em uma das extremidades um fio encapado que provem de uma tomada e na outra extremidade ligue o outro fio encapado que provem da tomada. Feito isso, coloque a termite (
Fe2O3 + Al ) em um local em que você queira soldar ou queimar, veja bem o local em que você vai colocar a termite, pois ela pode chegar à 3000ºC .Depois de depositar a termite no local escolhido, coloque o fiozinho em contato com a termite. Agora tome muito CUIDADO, ligue na tomada 110V, se não houver nenhum brilho branco após você ligar na tomada, coloque mais fiozinhos até a termite sofrer ignição.

NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUAIS QUER ACIDENTES ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário